sábado, 21 de abril de 2012

Vaso Ruim X Vaso Bom!














uma vez eu disse, "relaxa vou ficar bem, vaso ruim não quebra".
Ela simplesmente respondeu "é por isso que tenho medo, você não é ruim!".
Hoje estive a pensar nesta momento. e me coloquei novamente a escrever.
A uma amiga que muito tem me ensinado! E que mantém  com o azul do mundo.







Vaso ruim X Vaso Bom


Dizem que vaso ruim não quebra, pois bem hoje entendo o que querem dizer com esta frase e o quão correto ela esta. Façamos uma experiência, peguemos vasos de Ouro, Prata, Bronze, Ferro e os taquemos na parede ou no chão o que ocorrerá? Quebrarão? Obviamente não, afinal vaso ruim não quebra. Pegue então um vaso de barro e jogue-o igualmente no chão e vejas o que acontece. Estilhaça-se diferente dos outros que no máximo amassarão e podem ser concertados caso bem cuidados.

Os de barro não, este virarão cacos e mesmo que remendados ainda terão falhas. Ora! Então os de ouro, prata, bronze, e ferro, tão valiosos perante a sociedade são os vasos ruins? E o de barro, tão inútil e mal feito é o bom? Claro que sim!

Serás mesmo que essa questão de utilidade esta assim tão certa? Vejam! Imaginem, pois bem uma senhora extremamente rica que usa seus vasos de ouro para adornar sua casa os de barro apenas para guardar as plantas, coloca um pouco de água e lá estas ficam viciosas por semanas afins. Um dia, entretanto uma amiga de longa data vem visitá-la e sabe-se que passara em sua casa uma semana. Querendo, portanto, impressionar a visita esta senhora retira dos vasos de barro todas as rosas, tulipas e outras plantas e as coloca nos vasos de ouro, deixa apenas um vaso de barro no quintal de casa a guardar uma pequena violeta.

A vista chega e contempla com admiração a decoração da casa alguns dias se passam e ela vê que as flores começam a murchara dona da casa diz que é normal afinal, plantas são fracas, e não servem para serem guardadas em tão preciosos vasos a semana termina, as amigas se despedem a porta da casa. A visita, porém observa um ultimo detalhe: o vaso de barro o único visível na casa. Que agora se encontrava com uma linda violeta e varias outras pequenas mudas.

Espantada se põem a pensar, pois sabia era. E conclui que, os vasos "preciosos" nada mais eram do que lindos adornos, capazes de apenas transmitir beleza temporária, mas não eram capazes de manter a vida porem o de barro. Ah o vaso de barro! Este sim tinha um valor, não um valor monetário é claro, mas um valor vital. Fora feito do barro, por mãos caprichosas, fora feito do barro, com o qual nada mais será feito, era único no mundo, com seus defeitos e detalhes, e sua principal qualidade era capaz de nutrir a vida, afinal era do barro que a violeta retirava seus nutrientes para manter-se viçosa. "pobre de minha amiga" pensou a visita, "pena que ela não sabe dar valor, ao que realmente é importante". Vasos ruins realmente não quebram, mas também nada ensinam. Bons, entretanto, podem vir a ser frágeis, mas é na sua fragilidade que a vida se sustenta então quando alguém lhe disser, “relaxa vaso ruim não quebra” para você, pense bem antes de levar como um elogio. E não se sinta mal ao chorar, ao quebrar-se. E também não tente simplesmente recolher seus cacos. Não! Volte ao barro. reconstrua-se do zero, aprenda com seus erros. e fortaleça assim a vida que há dentro de ti.

3 comentários:

  1. Bonito isso! Uma preciosa leitura sobre saúde plena você nos oferece. Gratidão pelo ensinamento!
    Abração

    ResponderExcluir
  2. Chorei Rê T_T... muito obrigada, era tudo que eu precisava.

    ResponderExcluir